Debates Teológicos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparado para opinar sobre qualquer assunto teológico ou bíblico? Independente da visão! Cadastre-se , pois aqui nínguem será excluído!

Já está a venda o livro Manual de Exegese do Antigo Testamento, uma crítica em Ezequiel 28. Adquira já! mande um email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br
Mande uma email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br e adquira já!

Últimos assuntos

» A palavra "Elohim" em Gn 1.1 é plural ou não?
Com quem Caim Casou? EmptySáb 21 Fev - 22:06 por Arquipo

» O ARREBATAMENTO DA IGREJA SERÁ , ANTES, DURANTE OU DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
Com quem Caim Casou? EmptySáb 3 Jan - 21:10 por Jaime_Dias

» FALAR EM LINGUAS: ESPIRITO SANTO OU ESPIRITO DE ENGANO ?
Com quem Caim Casou? EmptyTer 23 Set - 21:08 por santanaao

» SEPARAÇÃO CONJUGAL, PODE OU NÃO PODE ?
Com quem Caim Casou? EmptySeg 4 Ago - 20:07 por neymarx

» A narrativa sobre Adão é mito, lenda, conto, parábola ou realidade histórica?
Com quem Caim Casou? EmptySeg 4 Ago - 19:53 por neymarx

» Anjo da guarda existe? É bíblico?
Com quem Caim Casou? EmptyTer 17 Jun - 20:04 por Faulstich

» A MUSICA SECULAR E O CRISTÃO.
Com quem Caim Casou? EmptyTer 21 Jan - 22:01 por PAULO MOREIRA

» Porque devemos Crer em Milagres ?
Com quem Caim Casou? EmptyTer 21 Jan - 21:54 por PAULO MOREIRA

» Onde está o livro de Enoque
Com quem Caim Casou? EmptySáb 18 Jan - 17:55 por Diego Lisboa

Galeria


Com quem Caim Casou? Empty

Navegação

Votação

Estatísticas

Os nossos membros postaram um total de 132 mensagens em 60 assuntos

Temos 116 usuários registrados

O último membro registrado é Zoombcompsichtcont

Entrar

Esqueci-me da senha


2 participantes

    Com quem Caim Casou?

    Professor
    Professor
    Administrador
    Administrador


    Mensagens : 51
    Pontos : 140
    Reputação : 10
    Data de inscrição : 31/03/2011
    Idade : 46
    Localização : São Paulo

    Com quem Caim Casou? Empty Com quem Caim Casou?

    Mensagem  Professor Sex 1 Abr - 2:00

    Com quem Caim Casou?


    Gn 1.28. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    Análise. A ordem de Deus sobre multiplicar é dada antes de terem comido do fruto (pecado), logo podemos afirmar que ambos já tivera “filhas” antes do pecado.

    Gn 3.16. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
    Análise. O costume judaico de primogenitura era sempre aplicado o gênero masculino e não feminino, ou seja, o versículo relata que Deus multiplicaria a dor, e pelo que sabemos só se multiplica do que existe, logo fica claro e óbvio que Eva já havia dado á luz a mulheres e não aos homens, pois esses é o foco do escritor, e como complementação podemos ver em Gn 5.4. (E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas) que realmente eles tiveram filhas. .

    Gn 4.1. E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
    Análise. O Autor procura destacar a alegria de Eva por ter tido um homem e não uma mulher, isso é possível pelo foco do autor e por costumes antigos de se fazer menção apenas de filhos homens por questão de primogenitura, pois a primogenitura nunca era atribuída a mulheres.


    Gn. 4.10. E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
    Análise. A palavra sangue está associada a família (veja: Dt 32.43; II Rs 9.7; 9.26; Os 1.4). O verbo “clamar” tem o significado de “clamor com angústia”.


    Gn 4.14. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
    Análise. A mulher de Caim deve ter sido sua irmã, visto que Eva era a mãe de todos os viventes. Diz a tradição que foram 33 filhos e 27 filhas.



    Conclusão. Pelo que fora dissertado acima se encontrará duas possibilidades com quem Caim casou-se, ou com a sua própria irmã que nascera antes dele, ou uma de suas sobrinhas visto que Abel deixara descendente.
    avatar
    JMoura
    Taifeiro 2ª Classe
    Taifeiro 2ª Classe


    Mensagens : 10
    Pontos : 13
    Reputação : 3
    Data de inscrição : 16/06/2012

    Com quem Caim Casou? Empty Re: Com quem Caim Casou?

    Mensagem  JMoura Qua 20 Jun - 21:43

    Professor escreveu:
    Com quem Caim Casou?


    Conclusão. Pelo que fora dissertado acima se encontrará duas possibilidades com quem Caim casou-se, ou com a sua própria irmã que nascera antes dele, ou uma de suas sobrinhas visto que Abel deixara descendente. [/justify]

    Perguntas: Se abel deixou descendência, por qual razão não é mencionada, visto que no capítulo 5 a cada geração se conclui que 'gerou filhos e filhas'? por qual motivo essa geração, juntamente com a de Caim, foram cortadas da narrativa. É claro que outras fontes se encontra até motivo para a morte de Abel (ciúmes de Caim pelo desejo de possuir a irmã de Abel), mas mesmo assim a narrativa do gênesis (a inspirada)não demonstra isso. E essa mulher de Caim não estava mais para ser de parentesco direto (uma irmã) visto ser ele mais velho que abel ou mesmo uma filha. Sei que são muitas as perguntas, mas não estou duvidando da sua colocação, apenas questionando para melhor elucidação.

      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 5:38