Debates Teológicos

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparado para opinar sobre qualquer assunto teológico ou bíblico? Independente da visão! Cadastre-se , pois aqui nínguem será excluído!

Já está a venda o livro Manual de Exegese do Antigo Testamento, uma crítica em Ezequiel 28. Adquira já! mande um email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br
Mande uma email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br e adquira já!

Tópicos semelhantes

    Últimos assuntos

    » A palavra "Elohim" em Gn 1.1 é plural ou não?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptySáb 21 Fev - 22:06 por Arquipo

    » O ARREBATAMENTO DA IGREJA SERÁ , ANTES, DURANTE OU DEPOIS DA GRANDE TRIBULAÇÃO?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptySáb 3 Jan - 21:10 por Jaime_Dias

    » FALAR EM LINGUAS: ESPIRITO SANTO OU ESPIRITO DE ENGANO ?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptyTer 23 Set - 21:08 por santanaao

    » SEPARAÇÃO CONJUGAL, PODE OU NÃO PODE ?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptySeg 4 Ago - 20:07 por neymarx

    » A narrativa sobre Adão é mito, lenda, conto, parábola ou realidade histórica?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptySeg 4 Ago - 19:53 por neymarx

    » Anjo da guarda existe? É bíblico?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptyTer 17 Jun - 20:04 por Faulstich

    » A MUSICA SECULAR E O CRISTÃO.
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptyTer 21 Jan - 22:01 por PAULO MOREIRA

    » Porque devemos Crer em Milagres ?
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptyTer 21 Jan - 21:54 por PAULO MOREIRA

    » Onde está o livro de Enoque
    A Crítica Textual do Antigo Testamento  EmptySáb 18 Jan - 17:55 por Diego Lisboa

    Galeria


    A Crítica Textual do Antigo Testamento  Empty

    Navegação

    Votação

    Estatísticas

    Os nossos membros postaram um total de 132 mensagens em 60 assuntos

    Temos 116 usuários registrados

    O último membro registrado é Zoombcompsichtcont

    Entrar

    Esqueci-me da senha


      A Crítica Textual do Antigo Testamento

      Professor
      Professor
      Administrador
      Administrador


      Mensagens : 51
      Pontos : 140
      Reputação : 10
      Data de inscrição : 31/03/2011
      Idade : 46
      Localização : São Paulo

      A Crítica Textual do Antigo Testamento  Empty A Crítica Textual do Antigo Testamento

      Mensagem  Professor Sex 1 Abr - 2:06

      A Crítica Textual do Antigo Testamento


      Introdução.

      A crítica textual é a disciplina que exige do exegeta não só o saber as línguas em que a Bíblia foi redigida, as todas as informações sobre os manuscritos, versões, obras antigas (menção de pais latinos e gregos) como também as tendências dos escribas. Os eruditos definem a crítica textual como uma iniciativa que tem como objetivo o realce da integridade de um determinado texto, e um dos seus métodos é a comparação das ivergências (variantes) nas cópias e manuscritos existentes de uma obra, e tentar descobrir e/ou restaurar qual é a sua forma textual mais antiga, isto é, o texto mais próximo ao original.1
      Os discentes de hoje não estão realizando a verdadeira exegese, por não estarem bem preparados para este trabalho, e poucos são os que a realizam, pois infelizmente não se tem investimento para tal empreendimento, o qual requer tempo e dedicação.


      A “crítica” conduz o estudante a ser um crítico (no sentido de análise e capacidade de julgar o que é exato) e utilizar os métodos corretos para que assim se tenham os resultados esperados. A crítica textual mostrará a legitimidade científica e não espiritualísta; como infelizmente muitos a vêm praticando, com grandes equívocos e pseudo-verdades.

      A crítica textual é mais que uma descrição de fenômenos, insinua um processo de peneirar, testar, provar, para que se chegue ao resultado do estabelecimento de uma verdade, o qual, às vezes, será necessário modificar ou inverter opiniões tradicionais. O trabalho da crítica textual pode ocorrer em erros e deturpações, quando estiver sendo praticada por influência religiosa.

      A disciplina da crítica textual foi desenvolvida durante os últimos dois séculos e se tornou um dos pilares da pesquisa da Bíblia e sua interpretação.

      O texto bíblico foi copiado durante séculos e, devido a isso, esteve sujeito a erros como qualquer outro texto transmitido. Sua fluidez sugere que a preocupação de conservar o texto numa única forma pura passou a ser valorizada somente por volta do século primeiro. Até que ponto o texto recebido foi preservado em sua forma original? É uma pergunta que pode ser examinada através de meios críticos e filológicos.2

      Nas últimas décadas, grandes testemunhas floresceram na pesquisa do Antigo Testamento, devido a grande influência da arqueologia. As terras bíblicas como Iraque, Síria, Líbano, Palestina e Egito, tornaram-se chão fértil para o redescobrimento da Antigüidade, a qual estava encoberta por muitos anos.

      Como resultado, os estudiosos hoje se acham mais que nunca tendo que tomar decisões críticas sobre traduções, interpretações bíblicas e decisões, principalmente sobre teologia e ética.


      A primeira tarefa para aqueles que querem conhecer e praticar a exegese do Antigo Testamento é conhecer os passos e fundamentos da crítica textual, cujo propósito do estudo não é fazer o discente um crítico, no sentido de rejeitar o que não se compreendeu, mas alertá-lo sobre o texto bíblico, como foi escrito, preservado e como foram resolvidas as dificuldades textuais.3

      Requer-se do discente na jornada da crítica textual um bom conhecimento dos idiomas em que a Bíblia foi escrita. Para ser capaz de decifrar o aparato crítico, que está inserido no rodapé da Bíblia Hebraica (denominado de aparato crítico).

      _____________________________________________
      1Cf. J. Trebolle Barrera, A Bíblia Judaica e a Bíblia Cristã: Introdução à História da Bíblia, 1996, p. 306; B.K. Waltke, “Aims of Ot Textual Criticism”, WTJ 51, 1989, p. 94-96; P.K. McCarter Jr, Textual Criticism: Recovering the Text of the Hebrew Bible, 1986, p. 12.
      2Cf. J.Trebolle Barrera, A Bíblia Judaica e a Bíblia Cristã: Introdução à História da Bíblia, 1996, p. 322 e 450; J. Mackenzie, Dicionário Bíblico. 2ª ed. 1984, p. 929.
      3Cf. E. Tov, Textual Criticism of the Hebrew Bible, 1992, p. 49-50.

        Data/hora atual: Sex 26 Abr - 10:03