Preparado para opinar sobre qualquer assunto teológico ou bíblico? Independente da visão! Cadastre-se , pois aqui nínguem será excluído!

Já está a venda o livro Manual de Exegese do Antigo Testamento, uma crítica em Ezequiel 28. Adquira já! mande um email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br
Mande uma email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br e adquira já!

Galeria


Navegação

Votação

Estatísticas

Os nossos membros postaram um total de 132 mensagens em 60 assuntos

Temos 116 usuários registrados

O último usuário registrado atende pelo nome de Adelson

Conectar-se

Esqueci minha senha


    Plenitude do poder Pastoral?

    Compartilhe
    avatar
    Ronaldo
    Taifeiro 2ª Classe
    Taifeiro 2ª Classe

    Mensagens : 6
    Pontos : 16
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 08/04/2011
    Idade : 40
    Localização : São Paulo

    Plenitude do poder Pastoral?

    Mensagem  Ronaldo em Sab 25 Jun - 19:44

    PLENITUDE DO PODER PASTORAL?
    Alguns procuraram reforçar esta asserção principalmente com aquelas palavras de Cristo a Pedro (Mt 16,19). Eu te darei as chaves do reino dos céus. Tudo que ligares sobre a terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares sobre a terra será desligado nos céus. Com essas palavras, como parece, Cristo prometeu, a Pedro tal plenitude de poder, que ele, sem qualquer exceção, pode tudo na terra.
    Deste modo; que o Pastor não tem a plenitude do poder é algo que se demonstra claramente pelo que o apostolo diz (2 Cor 13,10), falando por si e por todos os prelados da Igreja: “Eis por que vos escrevo de longe, para que, estando presente, não tenha que usar de rigor, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificação, não para destruição”. Por estas palavras dá-se a entender que o poder apostólico foi instituído por Cristo principalmente para a utilidade dos súditos.
    De fato, confiando suas ovelhas a Pedro, Cristo não quis em primeiro lugar providenciar pela honra, o proveito, a tranqüilidade ou a utilidade de Pedro, mas quis providenciar principalmente pela utilidade das ovelhas. Por isso não disse a Pedro: “Domine minhas ovelhas”, nem disse: “Faz de minhas ovelhas o que te aprouver, que venha a redundar em teu proveito e honra”, mas disse: “Apascenta minhas ovelhas”, como se dissesse: “Faz o que vem em favor da utilidade e da necessidade delas, e sabe que não foste colocado à frente delas para teu proveito, mas para proveito delas”.
    Por isso, falando sobre Jo 10,1: “Quem não entra pela porta” etc., diz Santo Agostinho em uma homilia na qual as citações não são do mesmo, mas o texto parece do século XII: “Quem não entra pela porta, mas sobe “por outra parte”, isto é; quem não entra pelo chamado do povo, pela eleição dos irmãos, pela provisão de Cristo, mas por premio ou pela força dos parentes ou do poder, este não é pastor, mas ladrão e salteador. Demonstra-se, pois que alguém é pastor, somente se guardar as ovelhas, protegendo, defendendo e vigiando, se não procurar os ganhos terrenos, mas os celestes, se não defender seus interesses, mas os dos outros, de tal modo que não deseje o episcopado pela ambição do dinheiro, mas para aumentar a fé do povo, a fim de que com os fieis e para eles receba a retribuição eterna; não para ser senhor, mas pai; não para castigar e perseguir, mas para nutri; não convém a um homem de Deus como tenho conhecimento odiar a alguém, mas amar a todos, incentivar os bons, corrigir os maus, os pastores não foram constituídos para dominar sobre a Igreja, mas serem modelos de todos e para, com seu exemplo, edificarem a todos e não perderem a ninguém.
    Portanto; os pastores serão réu de tantos homicídios quantos forem os que perderem por seu exemplo ou não guardará com sua vigilância. Cristo constituiu-o guardador de almas, não cultivador de campos. Todos os que, abandonando a doutrina de Cristo, dos apóstolos e dos que almejam a excelência do cristianismo e que por alguma razão vivem ou ensinam diferente, não são pastores, mas pseudopastores, pois não seguem nem os exemplos nem a doutrina de Cristo.


      Data/hora atual: Sex 22 Set - 13:53