Preparado para opinar sobre qualquer assunto teológico ou bíblico? Independente da visão! Cadastre-se , pois aqui nínguem será excluído!

Já está a venda o livro Manual de Exegese do Antigo Testamento, uma crítica em Ezequiel 28. Adquira já! mande um email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br
Mande uma email para prof.fabiosabino@yahoo.com.br e adquira já!

Galeria


Navegação

Votação

Estatísticas

Os nossos membros postaram um total de 132 mensagens em 60 assuntos

Temos 116 usuários registrados

O último usuário registrado atende pelo nome de Adelson

Conectar-se

Esqueci minha senha


    UM CAMINHO PARA COMPREENSÃO DA ESSENCIA DA LOUCURA

    Compartilhe
    avatar
    Ronaldo
    Taifeiro 2ª Classe
    Taifeiro 2ª Classe

    Mensagens : 6
    Pontos : 16
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 08/04/2011
    Idade : 40
    Localização : São Paulo

    UM CAMINHO PARA COMPREENSÃO DA ESSENCIA DA LOUCURA

    Mensagem  Ronaldo em Sex 24 Jun - 23:07

    UM CAMINHO PARA COMPREENSÃO
    DA ESSENCIA DA LOUCURA
    O que quer que os mortais geralmente digam de mim, e não ignoro quanta má fama que tenho pela filosofia, dentre os mais loucos, todavia, eu digo, eu sozinho acalmo com a minha influencia os homens que me rondam. E as provas mais convincentes é que logo que aqui cheguei, diante da numerosa assembléia, todos os rostos, vossos aplausos e sorriso em seus bancos de esperança a espera de um milagre.
    É como acontece quando o sol mostra à terra o seu belo rosto dourado, ou como vemos nos grandes montes onde habitamos o duro inverno, de novo, na encantada primavera, a brisa sopra a sua suave carícia, e como que sobre o esplendor do criador tudo muda de aspecto e assume nova cor, e como uma nova juventude renasce; do mesmo modo vós, ao ver-me, e o que os grandes oradores podem a custo conseguir, com longos discursos longamente meditados com interpretações um tanto quanto emocionalistas sem muitos resultados, eu ao meu ver num instante do acalanto do povo que é conduzido penso, que embora o tormento das preocupações me vem a ferir.
    O próprio Cristo que é a sabedoria do pai, de certa maneira se fez estulto ele mesmo para vir em socorro à loucura humana, quando, assumindo a natureza humana, apresentou-se como homem; do mesmo modo que se fez pecado, para nos redimir do pecado. E com seu sacrifício; e sua determinada missão não quis nos redimir senão com a loucura da cruz, e valendo-se de apóstolos idiotas e obtusos aos quais deliberadamente prescreveu as vossas insipiências, afastando-se da plena sabedoria divina, chamando-os a seguir o exemplo das crianças, dos lírios, da mostarda e dos passarinhos.
    Mas, para não entrar em grandes delongas, e para oferecer-vos a essência das coisas, em minha opinião toda religião cristã tem uma espécie de parentesco com a loucura e absolutamente não se dá bem com a sabedoria. Se porventura, queres provas; observai, em primeiro lugar, com aqueles que mais encontram prazer nas funções sagradas e em todas as coisas da religião, que se acostam sempre aos altares, mas que não conseguem ao menos olhar ao redor de uma sociedade a procura de uma vida plena com o seu criador. Em segundo lugar, vede todos aqueles primeiros fundadores da igreja; eles abraçavam uma vida de extraordinária simplicidade e eram inimigos irreconciliáveis da cultura, dos povos, da sabedoria, da filosofia, do conhecimento.
    Finalmente, não existem loucos mais desvairados do que aqueles que alguma vez se deixaram tomar pelo ardor da piedade cristã: dissipando os seus bens, sem se preocupar com as ofensas, deixando-se enganar, não distinguindo amigos de inimigos, tendo horror ao prazer, alimentando-se de jejuns, vigílias, lagrimas, labutas e injurias, desinteressados da vida, não ansiando senão a morte; resumindo, tomando-se, parece, absolutamente insensíveis ao senso comum, como se o espírito estivesse noutro lugar, e não dentro do corpo. E o que é isso senão loucura? Não é de surpreender que os apóstolos parecessem bêbados de vinho doce, ou que São Paulo tenha parecido louco ao juiz Festo.

    [center]

      Data/hora atual: Seg 20 Nov - 21:37